Então felicidade é sorrir? Sim, é claro. Mas é sorrir mesmo chorando, amar mesmo doendo, ficar em pé mesmo prostrado e ter os pés no chão com os olhos no cume da montanha!
Estar alegre e ser feliz
O que é a felicidade? É estar sempre alegre e contente? Ao contrário, ela é a tendência natural que todos nós temos.
A filosofia antiga nos ensina que a natureza humana é orientada ao bem e que, através da vida virtuosa, o homem consegue chegar ao fim último da sua existência. Isto é, ser feliz (Aristóteles, EN I,1-5).
Não se engane. Não é feliz aquele que se conforma com os meios e que neles muitas vezes se perde. Invés, é passando pelos meios que o homem chega ao fim.
Duro treinamento
Este fim podemos também chamá-lo de meta. Então fica uma dica simples da filosofia: não tenha medo dos percalços da vida. Muitas vezes estes podem fazê-lo chegar ao fim da estrada. Alguns exemplos:
- O atleta usará os meios do treinamento pesado para chegar a correr.
- O artista perderá muitos rascunhos para chegar à obra prima.
- O estudante passará pelo sufrágio dos exames para se formar.
Tudo isso para dizer uma coisa: Persista! Faça deste momento um meio de ser uma pessoa melhor! Treine seu caráter, aprenda a perder e não tenha medo dos exames da vida.
Somente assim a felicidade verdadeira estará ao nosso alcance porque ser uma pessoa melhor é sinônimo de pessoa resolvida consigo mesma, cheia de rascunhos, de provas e de treinamento.
Pode interessar: Apreciar a beleza do caminho
O que é mais importante
Não é sobre vencer, mas sobre ter corrido. Nem tampouco sobre ter desenhado a melhor obra, mas tê-la pintado.
E, por fim, não foram os exames, as notas, os ônibus perdidos e as chuvas de inverno, mas a tua coragem em olhar para o fim pelo qual vale a pena tudo isso. Ao fim da estrada, o que conta é se obedeci o endereço certo.
Então felicidade é sorrir? Sim, é claro. Mas é sorrir mesmo chorando, amar mesmo doendo, ficar em pé mesmo prostrado e ter os pés no chão com os olhos no cume da montanha!
Se assim fores, ao teu redor nascerão flores!
O poder da escolha
A filosofia possui em si esta beleza: ela nos encanta, mas nos traz para a realidade. Nos questiona sem dar respostas porque somente você, e ninguém mais, pode decidir se fica na tempestade ou se usa esta tormenta como meio para atravessar o mar agitado de sua vida.
Se começamos esta reflexão com Aristóteles, terminamos com o apóstolo Paulo:
“Não que já a tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. (Filipenses 3,12-14).
Persista! Faça deste momento um meio de ser uma pessoa melhor!
Treine seu caráter, aprenda a perder e não tenha medo dos exames da vida.