fbpx
Pular para o conteúdo
Início » Blog » O que realmente é Avivamento?

O que realmente é Avivamento?

Hoje estou indo para uma missão de dois dias em Fortaleza, capital do Ceará. Vou pregar um retiro sobre avivamento espiritual. Mas, o que realmente é avivamento?

Avivamento pode ser entendido como um mover do Espírito de Deus nos nossos corações. Um mover que trabalha a nossa vontade e nos impulsiona a desejar viver uma vida pautada pela busca de uma renovação espiritual constante. 

Na realidade, o avivamento está profundamente ligado à dimensão da conversão e da profunda consciência de si, diante do mistério. Não tem nada a ver com emocionalismo e nem mesmo com espiritualismo. 

Um remédio para a alma

O avivamento é a graça derramada nos corações. O coração, uma vez contrito, almeja a presença do Senhor.  A nossa alma ferida pelo pecado, uma vez iluminada pela graça, anseia pelo remédio e pelo médico para a sua cura. 

Ora, tal médico é o Filho de Deus feito homem, que não somente administra os remédios para a nossa enfermidade mortal, mas também Ele mesmo é o remédio que cura as feridas. (cfr. N. Cabasilas, A Vida em Cristo, I, 1- 10).

Portanto, Cristo é o dom e o doador, isto é: Ele dá a si mesmo em uma entrega total e sem reservas. 

Todo processo de cura passa pelo processo da purificação da ferida. Este processo doloroso é incômodo e, muitas vezes, o paciente sofre a tentação de fugir das mãos do médico por causa da dor. Esta dor podemos chamar de crise.

Passar pela crise

A palavra grega para crise é κρίσις, que significa decisão, separação ou sentença.  Este conceito está ligado então a capacidade que o nosso intelecto tem, no campo da vida ética, de tomar decisões, se separar de algo. 

Na biologia, a κρίσις está ligada ao processo natural da vida que se desenvolve no passar do tempo. 

O que esta reflexão tem a ver com Avivamento? 

Tem tudo a ver! 

Renovação não acontece sem antes passar pelo crivo da crise, isto é, da decisão de se separar daquilo que lhe tirou do foco inicial. Portanto, a CRISE antecipa a METANOIA e a metanoia antecipa o AVIVAMENTO.

Nosso Senhor ao pronunciar a sentença aos fariseus: “não são os sãos que precisam de médico, mas os doentes” ( Mt 9,12), nos ensina que a necessidade do doente é a busca pela cura. 

E isto, o enfermo encontra quando entra em relação com seu médico. PRECISAR E DEPENDER, são dois verbos do vocabulário do cristão. De fato só precisamos de algo quando aquilo nos faz falta. Neste caso, aqueles que vivem no Espírito buscam constantemente o amado.

A crise e a ressurreição

Tudo isso para dizer uma única coisa: não pense que o Avivamento acontecerá sem conversão, sem metanoia e sem contrição. Você passará por crises e deverá atravessar desertos. 

Precisarás sentir sede e fome para se lembrar de quem faz a rocha brotar e faz o céu chover manah. Antes da terra prometida, temos que passar pela prova do deserto. Antes da vitória existe o processo da batalha. Antes da ressurreição existe a Cruz, a crise por excelência!

Um grande padre da Igreja, um desconhecido que assumiu o nome de Dionísio Areopagita, e monge grego do VI século, que ficou conhecido como PSEUDO-DIONÍSIO, dizia que: “O mistério divino é luz e trevas” ( Cfr. PSEUDO DIONÍSIO, Teologia Mística, I,1). 

Isto simplesmente para explicar que a nossa razão, diante da grandeza e inefabilidade divina, se detém e se prostra diante de Deus.

Experienciar Deus

Este conceito se chama Apofatismo, ou teologia negativa. Tal teologia entende que falar simplesmente de Deus é impossível para nós. Mas, o relacionamento com o Deus Uno e Trino, segundo o monge grego, é experiência e não só especulação. 

Mas, para que esta experiência aconteça tenho que entender, com a minha razão e fé, que Deus é uma nuvem ao qual o homem é chamado a entrar e contemplar, deixando-se ser absorvido pelo seu amor e transformado pela sua misericórdia.

Depois de tudo virá o avivamento

Se não entendermos que as trevas nos levam a buscar a luz e que a luz busca as trevas para as iluminar, não entenderemos que o avivamento nada mais é que deixar a luz divina brilhar em nossas trevas e dissipar aquilo que nos cegava. 

E termino: O amanhecer do avivamento acontecerá, mas não antes da noite. A tempestade precede a bonança. A morte precede a vida. O choro, a alegria. A saudade, o encontro… 

Que o avivamento que pedimos não nos torne anjos, mas profundamente humanos, com os pés descalços no chão e o coração em DEUS.

DO NORTE E NORDESTE  para o BRASIL e da terra de Santa Cruz  para o MUNDO!

Foto de Wolfgang Hasselmann no Unsplash

1 comentário em “O que realmente é Avivamento?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress